O Drywall é um sistema de construção a seco inventado nos Estados Unidos em 1894. São placas de gesso pré-fabricadas que não precisam utilizar argamassa ou outros materiais. Pode ser utilizado de diversas formas incluindo como divisórias de ambiente, na iluminação (como forma de embutir), isolamento acústico etc.

Embora muito utilizado no exterior, ainda é pouco explorado no Brasil e por isso vamos explorar aqui um pouco mais sobre suas utilidades na decoração.

4 Utilidades do Drywall

1- Divisórias  de ambientes

Uma das aplicações mais comuns do drywall é a criação de divisórias internas, por oferecem uma solução mais leve e versátil. Elas são perfeitas para dividir espaços em ambientes de trabalho, salas de estar e quartos, proporcionando uma separação clara sem comprometer a sensação de amplitude.

2- Design de Teto

Ao aplicar o drywall no teto você pode adicionar rebaixos para iluminação embutida, criando curvas suaves ou incorporando texturas diferenciadas, ele permite que você personalize o teto de acordo com o estilo desejado. Essa abordagem pode transformar completamente a decoração de um ambiente dando um toque elegante e sofisticado.

Drywall utilidades
©Drywall tubulação via Canva.com

3- Nichos Embutidos e Prateleiras

Utilize o drywall para maximizar o espaço de armazenamento  com a instalação de nichos embutidos e prateleiras. Essas estruturas podem ser personalizadas para atender às suas necessidades específicas, proporcionando um local elegante para exibir objetos de decoração, livros e outros itens pessoais.

4-  Isolamento Acústico e Térmico

Além de suas aplicações estéticas, o drywall também oferece benefícios práticos. As placas podem ser projetadas com camadas termoacústicas adicionais para proporcionar isolamento acústico e térmico, deixando o ambiente mais confortável e silencioso.

Mitos do Drywall

Como já mencionamos antes, no Brasil o Drywall ainda é muito subutilizado em comparado ao seu potencial e isso se deve principalmente pelos mitos que rondam este tipo de material. Conheça alguns deles:

Não pode molhar!

Mito: Embora não seja recomendado seu uso para as partes externas da casa ou para suporte de carga, ele pode ser utilizado em áreas que passam encanação como cozinhas e banheiros. Existe uma placa de drywall específica para essas áreas que contém repelente à água e combinada com um processo de impermeabilização pode ser utilizada até dentro de box de banheiros.

Não passa tubulação para energia e água!

Mito: O Drywall permite sim a passagem de tubos para instalação de energia elétrica, água e etc. Inclusive, é mais vantajoso em casos de problemas, pois é muito mais fácil o acesso através do Drywall do que de paredes de concreto.

Parede de Drywall não pode ser revestida!

Mito: Use cerâmica, pinte, coloque textura, use sua imaginação. O Drywall pode receber quaisquer tipos de revestimentos que você quiser, a única coisa que difere é a necessidade de massa específica e a forma de assentamento para uma melhor aderência do material escolhido.

O Drywall não é resistente!

Mito: o material já foi testado das mais diversas formas e é capaz de aguentar tremores, choques e outras intempéries sem danos. Além disso, ele permite a instalação de portas e janela normalmente, mas é sempre recomendado trabalhar com um profissional para assegurar a correta instalação e a durabilidade do material.

Vale lembrar que ele é muito utilizado fora do país em locais que sofrem constantemente com desastres naturais, então aqui no Brasil que sofremos menos com estes tipos de desastres eles são ainda mais seguros.

Não posso colocar móveis nem prateleiras no Drywall

Mito: Você pode sim pendurar objetos em paredes de drywall! Com o material e a instalação adequado você pode inclusive, colocar bancadas nela. Procure um profissional para te ajudar no processo ou se informe com o fabricante sobre as especificações necessárias para o projeto que você tem em mente.

Vantagens do Drywall

Agora que você já sabe algumas das utilidades deste tipo de material e já desmistificou alguns dos seus mitos, conheça as vantagens de se optar pelo Drywall na sua reforma:

Flexibilidade:

É um material muito fácil de instalar e desinstalar, além de fazer pouca sujeira.Desta forma, você pode ter mais liberdade na hora de reformar ou quando quiser apenas incluir mais uma divisória no seu ambiente ou ampliar o espaço diminuindo uma parede.

Espessura da parede:

O drywall é menos espesso que uma parede comum de alvenaria, desta forma você pode explorar e maximizar melhor seu espaço disponível.

Menos tempo de execução:

Além disso, muitas pessoas têm pavor de obras e reformar porque parecem nunca acabar. Com um profissional trabalhando uma parede de drywall pode ficar pronta em até duas horas.

Drywall Instalação
©yunava1 de Getty Images via Canva.com

Ecofriendly:

Além de ter um desperdício mínimo de materiais, você pode reciclar os resíduos e diminuir a dor de cabeça com entulhos e descarte.

Manutenção:

A manutenção é fácil e rápida. Muitas vezes é possível reutilizar a mesma placa quando é necessária a manutenção.  Tem pouco desperdício de materiais e gasto menor do que uma parede comum de alvenaria

Em contrapartida, embora tenha diversas vantagens, o Drywall não suporta cargas de lajes e telhados, ou seja, não pode ser usado como material estrutural do ambiente e não é indicado para ambientes externos. É importante ter isso em mente se você for começar a construir do zero.

Agora que você sabe mais sobre o Drywall pode avaliar se ele é ou não uma opção boa para o seu projeto.Por outro lado, em termos de custos ele a princípio pode parecer mais caro do que uma parede comum de alvenaria, mas vale fazer a conta entre tempo de obra X desperdício de materiais X volume necessário de mão de obra para ter certeza se ele é realmente será mais caro no seu caso ou pode ser o mais adequado.

Afinal, fazer uma reforma na casa é um momento muito ambíguo para a pessoa, é um momento de expectativas e anseios que viram uma bola de neve e deixam o proprietário ansioso. Desta forma, sempre que possível é bom contar com um profissional para te orientar pelo caminho e assim evitar as maiores dores de cabeça de uma reforma e fazer o seu sonho uma realidade. O Designer de interiores ou Decorador Profissional pode ser o seu melhor amigo nesta jornada, considere conversar com um e avaliar o seu projeto antes de tomar uma decisão.

Gostou desse post mas precisa de um toque profissional? Nós somos refência nacional em interiores! Com opções tanto online quanto presenciais, projetamos seu ambiente ao seu gosto. Faça parte dos mais de 2.000 clientes que já transformaram seus espaços conosco.

Clique aqui e Gere seu Orçamento!